terça-feira, 29 de janeiro de 2008

....Ouvidos e Ouvintes...

Cada caso é um caso! Sem querer generalizar, certo é que, uns mais que outros, conforme a sua maneira de ser e estar na vida, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar, ao falarmos somos ouvidos e somos ouvintes. Contamos e/ou ouvimos histórias breves ou longas, consoante o tempo que temos para dedicar-lhe e/ou tendo em atenção o interesse de quem ouve.
Por vezes, e em certos contextos, não querendo ser indelicados, somos "obrigados" a ouvir histórias intermináveis e repetitivas que apenas servem para aliviar quem as conta!
Hoje sinto-me cansada por ter ouvido tanto, embora tenha consciência que fui útil a quem precisou tanto de falar!
Para além de mera ouvinte tentei ser ouvinte activa!
Destaco dois momentos em que fui "companheira de viagens" cujos itinerários foram da Ericeira a França, passando por Barcelona e do Cacém até à Guiné, ída e volta. A primeira uma história alucinante no mundo da droga incluindo o seu tratamento e uma grande lição de vida; a segunda, doença também misturada com pobreza económica e cultural e muita expectativa!...
Sonhar é sempre possível!
A realidade é o que é...com alguns escapes, que por vezes se tornam círculos viciosos!...
Ouvidos às vezes compreendidos, ouvintes às vezes capaz de alertar para que os itinerários futuros a traçar sejam outros bem diferentes!
JM

Sem comentários: