quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Contradições

São tantos os condicionalismos em que nos movemos no nosso dia a dia dito "normal", que dou por mim a reflectir no pleno sentido contido num dos livros de Daniel Sampaio "Vivemos livres numa prisão"! Esta prisão a que se refere não tem grades de ferro, mas tem outras, muitas vezes, não menos difíceis de transpôr!
Diariamente estamos a testar e a ultrapassar os nossos limites e, às tantas, até temos dificuldade em dar sentido ao que fazemos!
Sabemos que para cumprirmos a nossa missão profissional e nos habilitarmos a "prémios tabelados", quase inacessíveis ao cidadão comum, temos de nos desdobrar, ainda que, por vezes, tenhamos dificuldade em nos encontrar!
Com tantos "códigos cozinhados", cujos principais ingredientes parecem ser alianças, interesses e/ou cumplicidades, que não olham a meios para atingir fins ... neste caos legislativo actual, quem sabe se para quem não conseguir que as estatísticas libertem as prisões em tempo recorde, alguns de nós em "liberdade", não ficamos verdadeiros reféns da injustiça e da insegurança que já se vivem!!!!!!
E nessa medida não será exagerado afirmar que muitos indivíduos privados da liberdade, embora estando em prisões de facto, não estão assim tão presos quanto outros se sentem nesta prisão global de grades invisíveis, mas que sufocam lentamente.
Parte significativa da população portuguesa vive mal, com as despesas a absorverem e a ultrapassarem os rendimentos; muitas famílias vivem de contas vencimentos e de créditos bancários; outras de rendimentos de inserção social pagos pela segurança social e subsídios de desemprego (a serem suportados pelos contribuintes) e outras famílias há ainda que parecem sobreviver apenas por obra e graça do espírito santo!!!
Não é esta a sociedade que queremos,mas é a que temos. Que fazer?! Não será concerteza sacrificar mais a classe média...
JM

Sem comentários: