terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Luar em São Mamede


Casa Nova é um lugar situado numa das encostas da Serra de São Mamede; dista 25 Km da cidade de Portalegre e 12 Km da aldeia espanhola Codozera. Neste lugar residem apenas sete viúvas idosas que vêem todos os dias a mesma paisagem, ainda com marcas da negritude causada por um grande incêndio que deflagrou na zona há três anos; a contrastar com o enorme silêncio, a àgua da ribeira circula apressadamente e causa um ruído natural que anima os residentes e os visitantes de fins de semana e férias!
Um luar é belo em qualquer lugar!
Portalegre é triste e alegre!
Foi nesta cidade que estudei entre o 5º e o 11º ano, guardo das melhores recordações e também o contrário!Nela continua a viver grande parte da minha família e alguns amigos e ex-colegas de escola (alguns já partiram)...
Foi em Portalegre que passámos em família as últimas horas de 2007 e as primeiras de 2008. Como manda a tradição, à medida que fui comendo as doze passas, fui formulando mentalmente os desejos para o Novo Ano!
Já de madrugada, foi tempo de ler e identificar-me um pouco com José Régio.
Excerto da leitura: "Portalegre e os seus arredores já tem para mim - agora - uma sedução quase inquietante (...) permitindo-me as mais aventurosas viagens de espírito (...) pode viver aqui um pouco de eternidade (...) Porque a solidão de Portalegre não me faz esquecer de nada - antes me faz lembrar, talvez demasiado de tudo: passado, presente e futuro".
José Régio, poeta natural de Vila do Conde, fixou residência nesta cidade do alto alentejo e onde terá escrito a parte mais importante da sua obra, é actualmente a sua Casa-Museu, com todo o seu espólio, digna de ser visitada. Aqui fica a sugestão.
JM

Sem comentários: