domingo, 2 de dezembro de 2007

Fé...Espiritualidade

Ter fé, cada um tem a sua! Cada um tem o seu "Deus". Acreditar que a "vida não acaba apenas se transforma" é um lema complexo e prende-se com o conceito de espiritualidade, controverso e difícil de definir.
Em 2003 li "Parar - como parar quando temos de continuar" de David Kundtz, que me marcou profundamente e ainda há poucos dias acabei de o reler, ficando uma vez mais ciente da importância e necessidade que temos de parar no verdadeiro sentido da palavra. Parar, ainda que por segundos e ficar a sós connosco próprios nem que seja para respirar tranquilamente e libertar a tensão e o stress, que tantas vezes parecem quase sufocar-nos!
Em "Parar" o autor também aborda a questão da espiritualidade, considerando o parar como um processo espiritual e socorrendo-se da descrição do teólogo David Griffin e ideia do psicólogo James Hillman, define espiritualidade como os "conceitos e valores com que regemos as nossas vidas, tanto nos cumes como nos vales", ..."aquilo por que nos sacrificamos, o que colocamos em primeiro lugar, e que gostaríamos de abandonar por último. São as nossas respostas às questões importantes da vida, e são as verdades no nosso leito de morte...A nossa moralidade tem como base a nossa própria espiritualidade".
David Kundtz faz-nos reflectir sobre "Deus", chama a atenção para o facto de não poder ser limitado e a " Graça" não conhecer fronteiras. E para aqueles que têm olhos para ver, tudo é sagrado!
JM

Sem comentários: