sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Alguém que se esqueceu de si mesma, está agarrada á vida

Uma antiga colega de trabalho de Lisboa, com quem não falava há cerca de quatro anos, ligou-me hoje. Foi emocionante ouvi-la e falar com ela. De repente também eu não me lembrava de si!Explicou que durante cerca de um ano deixou de saber quem era - " estive desligada desta vida, não falava, não escrevia, ía para onde me levavam, até ser reformada por invalidez com 54 anos..."- foi assim que falou de si para me recordar quem é, valorizando a importância de poder reestabelecer o contacto, poder falar, recordar, rir, ter consciência de si e poder ajudar os outros, neste caso uma tia de 85 anos, que deixou de se bastar a si própria e não tendo filhos precisa do seu apoio até ser integrada num lar, preferencialmente na aldeia mais próxima onde sempre viveu, na vila ou cidade alentejana mais próxima ou onde haja vagas...um problema nos tempos que correm sobretudo para quem tem baixas pensões de reforma.
Aquilo que acontece aos outros um dia pode acontecer-nos também e se for possível prevenir...
vale mais que remediar!!
JM

Sem comentários: