sábado, 15 de agosto de 2009

Arte, Manhas e Sensibilidade de um Pescador e Agricultor

Cada dia a paisagem é diferente...
A manhã esteve envolta em muito nevoeiro, o mar e o céu hoje quase não se distinguiam, sendo as tonalidades acinzentadas, não menos belas por isso!
A temperatura do ar e da água aproximavam-se e a praia estava uma delícia!
Já tarde o sol iluminou a praia e já não eram horas de ir á pesca. Para além do tempo, sendo hoje feriado, a lei não permite que se pesque nestas águas, pelo que quem é pescador e agricultor dedica-se ás terras. O Senhor Manel há mais de 50 anos que desempenha os 2 "ofícios". Venera a Terra e o Mar, suas formas de subsistência! Conta com orgulho como arranca as batatas e as conserva "frescas" voltando a enterrá-las para evitar que "as borboletas as façam criar bicho"!!
Com ovas de ouriço do mar pesca sargos na maré cheia e na maré baixa pesca polvos nas rochas que conhece como os dedos das suas mãos; fala com uma gralha que poisa no seu ombro e o acompanha nas deslocações pelas terras; fala com dois porcos que, carinhosamente, manda sentar e lhe obedecem a troco de figos colhidos directamente da figueira que lhes faz sombra!

Este pescador/agricultor, em cada acto põe entusiasmo e o seu permanente sorriso contagia-nos sempre. Tem família, mulher, filhos e netos.
Parece ser Feliz.

JM

Sem comentários: