quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Números...Pessoas...

Os números e as pessoas estão, necessariamente, associados para o bem e para o mal!
Quem não tenta a sorte dos números todas as semanas (totoloto, euromilhões...)?! "Sorte no jogo, azar no amor" e vice versa diz o povo!
Mas há outras perspectivas. Recordo o meu 9º ano de escolaridade em que durante esse ano lectivo fui tratada pelo professor de matemática na escola e fora dela por nº 22, como se não tivesse nome próprio! O mesmo aconteceu com os meus colegas, supostamente por uma questão de facilidade e apetência natural do titular da disciplina. Para ele a realidade, a vida, as pessoas, o seu mundo eram números - uma visão tão reducionista que conquistou alguns "cérebros", mas afastou muitos mais!!
Porquê falar de números agora?! Simples reflexão...
Não deixa de ser caricato, mas a verdade é que ao longo dos anos e ultimamente, tenho estabelecido contactos com grupos de "pessoas numeradas" e a maioria demonstra indiferença à forma de tratamento, os próprios apresentam-se e/ou respondem pelo nº que lhe está atribuído em vez do nome que têm desde que nasceram!! No entanto, e em qualquer contexto, procuro sempre tratar as pessoas pelo seu nome próprio ou apelido, convicta de que assim contribuo para preservar a identidade e dignidade de cada um.
Partilho este pensamento anónimo de que gosto:
JM
" se não podes ser estrada,
sê caminho;
se não podes ser sol,
sê lua;
o importante é seres quem és"

1 comentário:

Fificat disse...

E com o desejo de partilha de uma optima semana, deixo,

O Poder da Gentileza
de Washington Irving

Um coração amáve é uma fonte
de alegria, que faz com que tudo
á sua volta se refresque em sorrisos.