sexta-feira, 30 de outubro de 2009

MJ para a eternidade!

Michael Jackson ficará para a eternidade. Vale a pena ver This is it, feito de ensaios de concertos que não se concretizaram...um filme de muita música e dança a que o artista nos habituou, em que a criatividade e o rigor entusiasmam, a emoção e a sensibilidade supreendem e contagiam os que com ele trabalhavam, fazendo vibrar os fãs de todas as idades, alguns ganhos já após a sua morte. Admirável e genial como artista. Lamentável o fim trágico que teve.

JM

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Olhar e não ver...


Olhar e não ver acontece aos gatos e aos humanos também. Ás vezes fingimos não ver!
JM

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Casulos

Há pessoas que, de tão fechadas que se apresentam, podem ser comparáveis a casulos, algumas precisam de tempo, como a lagarta, para soltar-se e mostrar-se, outras nunca se conhecem.
Constituídos por pessoas, certos grupos são quase impenetráveis como casulos!

Obs. A morte de uns pode ser a libertação de outros...

JM

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Aprende-se fazendo

Pessoas muito calmas também têm os seus limites
Pessoas impulsivas ultrapassam-nos facilmente
E quando a "tampa" salta, nem sempre é fácil
Gerir da melhor forma os conteúdos e os conflitos
Sendo certo que não há receita, aprende-se fazendo!

JM

sábado, 24 de outubro de 2009

A importância de falar e de ouvir

Falar é ter demasiada consideração pelos outros.

Fernando Pessoa

Falar, ouvir e sobretudo saber ouvir é fundamental em qualquer relação interpessoal.
Sem falsas imodéstias, considero-me boa ouvinte, gosto de alguns monólogos/discursos, gosto de diálogos e debates, mas prescindo de discussões.

JM

Confidências e segredos


É um privilégio e uma responsabilidade inspirar confiança a mais novos e mais velhos, de modo a que uns e outros procurem esse porto seguro para "atracar" e depositar confidências e segredos.
JM

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Nunca neguei um aperto de mão a ninguém!

Embora não apresentando qualquer sintoma, em contexto de prevenção da gripe A, hoje negaram-me um aperto de mão! Apesar de perceber a atitude, foi uma sensação desagradável. Por momentos senti na pele a palavra exclusão, o que me fez retroceder no tempo, onze anos atrás, quando em serviço contraí tuberculose pulmonar. Nessa altura passei por algumas situações em que algumas pessoas ao saberem que fazia tratamento para a temível doença, que no passado matou tanta gente, embora não estando em fase de contágio, e numa tentativa de se protegerem, naturalmente afastavam-se.Não sendo agradável quando isso acontecia, compreendia porque de facto estava doente.
Hoje foi bastante diferente, mas na verdade sendo num Centro de Saúde onde tal aconteceu, faz sentido, que se cumpram mais "á risca" as regras de segurança. Mesmo assim não sei se conseguirei proceder de igual forma no meu local de trabalho, pois também me parece estar a haver um alarmismo exagerado. Para que servem então os desinfectantes, a água e o sabão se não é para lavar as mãos?! Cortar com os cumprimentos é drástico e até um pouco desumano.
Esta é a minha forma de sentir.

JM

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Quase perfeito ...

Quase perfeito teria sido o almoço de hoje se não tivesse sido o bife mais caro que alguma vez paguei! O molho de café estava delicioso mas ao pagar a conta quase ía tendo uma congestão!!!

JM

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Risadas de crianças/jovens...

Ao fim de um dia agitado a valer, soube bem partilhar umas risadas espontâneas, que ajudam a manter a jovialidade, que não se quer perder tão cedo, especialmente em dia de comemorar aniversário de "ente querido" no seio da família restrita. O jantar pago pelo aniversariante foi o máximo no "Máximo"!
JM

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Nunca perder o entusiasmo

Perder o entusiasmo provoca rugas na alma.

Samuel Ullman

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mudanças

...Depois de todos estes anos
de tantas andanças
e mudanças,
há uma certeza
que não mais ignoro:
caminharei sempre no desconhecido,
na intensidade da descoberta!

Maria Emília Duarte, In Descobrindo a Vida

sábado, 10 de outubro de 2009

Barcos parados...Mar - "Tela" sempre em movimento!

Marina de Cascais

Luz na Tela

Luz?
Raios de energia cósmica
que trespassam a tela,
deixando marcas do tempo
num momento único de magia.

Corpo e alma envolvidos
numa paixão criativa
de escrever cores na tela.

Espaço limitado
que integra projecções da Luz sem limites;
Pérolas de rasgos de luz,
abertas ao som introspectivo.

Mensagem de emoções partilhadas
que dão luz a quem a vê,
Sentindo!...

Saul Neves de Jesus, In Sinergias do Corpo e da Alma, José-Luís Ferreira
Sobre a obra da artista plástica madeirense Luz Henriques

Tomei conhecimento desta artista e da sua obra apenas ontem e gostei imenso: há muita Luz na artista e em cada exemplar da sua obra, sem dúvida!
JM

De tronco nu para usufruir melhor do sol

Numa tarde maravilhosa inundada da luz do sol á beira mar, o passeio marítimo de Oeiras foi quase todo nosso! Observámos algumas pessoas, poucas na praia, alguns pescadores, poucos nas rochas, alguns casais, poucos para além de nós, a andar a pé. Os homens facilmente tiram a camisa, ficando de tronco nu, também despidos de preconceitos, para melhor usufrir do sol! Cruzá-mo-nos com uma rapariga estrangeira, na maior descontração, em soutien côr de rosa, em marcha acelerada acompanhada de homem vestido!
Estamos no outono e a época balnear já terminou há algum tempo, mas esteve uma excelente tarde de praia, melhor que muitas de verão.

JM

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Eu não sei porque razão

Eu não sei porque razão
certos homens, a meu ver,
quanto mais pequenos são
maiores querem parecer.

António Aleixo (1899-1949)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Reflectindo num discurso de um professor e director de uma escola secundária

"De pequenino se torce o pepino"
Todos sabemos o que se pretende dizer com esta expressão, não sendo tão concensual saber o que fazer e como fazer com os que crescem sem ser "torcidos", tal como, com alguns adultos que continuam "pequeninos" parecendo não ter crescido!
Quem transmite o quê, a quem e como? E quem assimila o quê, como e para quê?
Certamente são questões que só alguns colocam e respostas que apenas a alguns interessam.
Parece-me que anda muita gente demasiadamente atarefada e embrenhada em "papéis" enquanto profissionais, e com rotinas a esvaziar-se, cada vez mais de conteúdos humanos.
É preocupante, mas não cruzemos os braços porque, as mudanças dependem, em parte, de cada um de nós, cada um ao seu nível.

JM

domingo, 4 de outubro de 2009

Quem espera sempre alcança ... os Pastéis de Belém!

Quer chova ou faça sol, "a Fábrica dos Pastéis de Belém" não pára de os fabricar e é sempre uma delícia que dá gosto saborear! Hoje havia feira de artesanato e velharias nas proximidades, com muitos vendedores, sendo variadíssimos os artigos que se podiam comprar, mas nada de venda tão garantida como mesmo, de facto, os Pastéis. Cá fora, para se entrar, a fila era grande e lá dentro quando alguém se levantava, já alguém esperava para poder sentar-se e pedir mais uns quantos pastéis! Esperar é praticamente inevitável, mas vale a pena esperar, pois neste caso, quem espera sempre alcança os famosos e deliciosos pastéis que se fabricam no local desde 1837.

Aos que desesperam com a espera e desistem indo embora sem ter o prazer de saborear os Pastéis, sugiro que voltem em dia de semana, em que a procura é menor.


JM

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Entre falar a correr e ouvir demoradamente...

Há dias em que somos forçados a falar a correr com certas pessoas porque já ouvimos demoradamente muitas outras pessoas. Ás vezes essas pessoas para quem estamos menos disponíveis são as pessoas verdadeiramente importantes e também elas precisam muito de tempo! Saber dosear o tempo e utilizá-lo adequadamente nas relações que estabelecemos é mesmo fundamental.

JM